Projeto Gaia promove 1° seminário de agricultura orgânica
Nesta sexta-feira (16) acontece o 1° Seminário de Agricultura Orgânica de Sinop, com realização da Rede de Cooperação para a Sustentabilidade, o Projeto Gaia. O Gaia é um projeto de extensão, ensino e pesquisa desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Sinop, direcionado para Sistemas Agroflorestais Agroecológicos. As inscrições acontecem por formulário eletrônico.
De acordo com a coordenadora do projeto Gaia, professora do Instituto de Ciências Humanas, Naturais e Sociais (ICNHS) Rafaela Felipe, o seminário começa com a visita do Chefe do Núcleo de Suporte à Produção Orgânica do Ministério da Agricultura, Cleiton Leonardo Nascimento de Sousa. “Será uma visita social na cooperativa que tem parceria com o projeto Gaia e a partir desta visita vamos entregar a documentação para que eles possam comercializar os produtos como orgânicos”, explicou a professora.
A coordenadora conta que a comunidade reúne famílias que atuam na produção agroecológica há vários anos. “A partir dessa visita surgiu a ideia de aproveitar para organizar um seminário. Unimos o projeto Gaia e a Comissão da Produção Orgânica de Mato Grosso (CPOrg-MT) para realizarmos o seminário”, explica a professora Rafaela Felipe. O tema surgiu das dúvidas das pessoas sobre o assunto e também da necessidade de esclarecer sobre o que são produtos orgânicos.
“Fizemos uma pesquisa no ano passado e vimos que as pessoas não sabem diferenciar o que é um produto orgânico. Muitos agricultores que responderam a nossa pergunta gostariam de saber mais sobre a produção orgânica e de produzir de forma orgânica. Nessa pesquisa constatamos também a vontade das pessoas em adquirir produtos orgânicos”, explica Rafaela Felipe sobre o evento que vai explicar também como ocorre a certificação de produtos orgânicos.
Acesso a certificação é tema do evento
A professora Rafaela Felipe destaca que o acesso à certificação de orgânicos é diversa. “O pessoal acha que é caro obter o selo, mas existem outras formas de adquirir a declaração de orgânicos sem custos e poucas pessoas sabem disso”, destaca a coordenadora do projeto Gaia sobre a apresentação de Cleiton Leonardo Nascimento de Souza. O evento tem espaço também para os agricultores familiares, Alessandra da Costa e Calixto dos Reis Crispin. “Eles foram contemplados com o apoio do projeto Gaia para ampliar a sua produção e estão em fase de implantação do primeiro organismo de controle social, a OCS”, relata.
A OCS é uma das formas de recebimento do certificado de produção orgânica e permite a comercialização dos produtos. “Esse casal vai falar da experiência prática sobre como produzir alimentos orgânicos em não utilizar agrotóxicos, sementes transgênicas, insumos químicos e adubos”, comenta Rafaela Felipe enfatizando que a produção ligada ao projeto Gaia é de base agroecológica. Este tipo de produção contempla o conhecimento social, econômico e cultural para além da substituição de insumos.
O evento também aborda a importância da alimentação saudável para o bem estar. “É a perspectiva da saúde quanto a gente traz nosso histórico alimentar”, pontua a professora acrescentando que o evento acontece em base de roda de conversa para ampliar a interação e tirar dúvidas. Na oportunidade o projeto Gaia será apresentado como evolução para agricultura orgânica com base na agroecologia.
Sorry, the comment form is closed at this time.