Parlamento Europeu apoia cardápio escolar com 25% de orgânicos

O Parlamento Europeu votou para adotar um relatório para implementar um esquema escolar para promover alimentos orgânicos, não processados ​​e locais nas escolas da UE . A medida incentiva a adoção de pelo menos 25% de produtos orgânicos nos cardápios escolares e rejeita produtos ricos em açúcares adicionados, gorduras, sais e adoçantes.

O relatório foi elaborado pela eurodeputada romena Carmen Avram. Em 8 de maio, Avram defendeu o relatório do Parlamento. Num discurso dirigido aos eurodeputados, apelou ao voto a favor da moção com o objetivo de « acabar com a exclusão de crianças com intolerâncias, alergias e restrições alimentares ». Segundo Avram, 24% dos alunos ouvidos pela Comissão Europeia não conseguem aceder ao regime escolar, seja por doença ou por falta de alternativas.

Conforme publicado no Dairy Reporter , Avram instou o compromisso e a obrigação da Comissão Europeia de aumentar o orçamento destinado à distribuição de frutas, legumes e laticínios. Em sua declaração, Avram também pediu que sejam apresentadas alternativas aos produtos já aceitos, e que se deixe de priorizar ofertas baratas na hora de fechar contratos para beneficiar produtores locais e pequenos agricultores.

No entanto, alternativas à base de plantas para laticínios serão deixadas de fora do Programa Escolar . O Parlamento Europeu votou contra a inclusão de bebidas à base de plantas como alternativas aos laticínios no Regime Escolar. Uma «oportunidade perdida», denuncia a ONG ProVeg International

Organicnewsbrasil