Horta no teto da IBM produz 600kg de alimentos em 6 meses
Aproveitar a cobertura de casas e prédios nos centros urbanos para construir hortas e jardins é uma das maneiras de trazer mais verde para as cidades, reduzindo ilhas de calor e produzindo alimentos.
Em São Paulo, a IBM começou um projeto de horta urbana no telhado da sua sede em São Paulo no início de 2020. A horta deu super certo e, só no primeiro semestre de 2021, foram produzidos 600kg de alimentos.
Com o objetivo em reduzir a pegada de carbono da empresa com um espaço verde em meio a um cenário urbano, o projeto incluiu a produção de alimentos orgânicos. Atualmente, a horta tem quase 500 caixas e 4 mil mudas em produção de verduras, legumes, tubérculos, PANCs, temperos e chás.
Antes da pandemia, os alimentos orgânicos eram utilizados nos pratos do cardápio do restaurante interno da IBM. Os resíduos do refeitório também tinham um destino mais sustentável e cerca de 250kg de material orgânico eram compostados semanalmente, gerando adubo para a horta e evitando o envio deste material a aterros.
Com a pandemia, a maioria dos funcionários da empresa está trabalhando remotamente e a produção passou a ser entregue gratuitamente aos trabalhadores que seguem realizando serviços essenciais na sede da IBM.
Além de melhorar a alimentação dos funcionários e contribuir para levar mais verde à uma região tomada por prédios e asfalto, a horta urbana beneficia direta e indiretamente mais de 60 famílias de pequenos agricultores da grande São Paulo e do cinturão verde da Zona Leste da capital – são eles que produzem e fornecem as mudas para a IBM.
Outras parcerias positivas são a contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade social para a manutenção da horta e o uso de material reciclável de cerca de 15 cooperativas que é usado na produção das mudas.
Sorry, the comment form is closed at this time.