30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos
O número de pessoas que se declaram vegetarianas no Brasil é bem relevante, segundo dados do Ibope de 2018, a última pesquisa feita sobre o assunto mostra que 30 milhões de brasileiros se declaram vegetarianos, ou seja, 14% da população, número que deve expandir ainda mais nos próximos anos, visto o interesse crescente na procura por alimentos ou produtos vegetarianos e/ou veganos.
Para se ter uma ideia desse aumento, uma pesquisa realizada pelo SkyQuest revela que o mercado global de alimentos veganos, deve ultrapassar US$34 bilhões até 2028, um aumento de 9,3% em comparação com o ano de 2021 em que o mercado valia US$15,6 bilhões. Já na América do Sul, o crescimento do mercado deve ser ainda maior, com um aumento de 11,45%.
A crescente conscientização da população sobre o meio ambiente e exploração dos animais, tem feito com que o consumidor comece a procurar por produtos livres de crueldade e alinhados com a preservação e cuidados com o ecossistema. Segundo pesquisa do Ipec, cerca de 46% dos brasileiros deixam de consumir carne por vontade própria pelo menos uma vez por semana, o que demonstra um grande interesse em produtos sem origem animal, mesmo por quem ainda não é vegano ou vegetariano.
E esse público, chamado de flexitariano, é o grande responsável pelo crescimento do mercado, uma vez que, mesmo não deixando de consumir totalmente produtos de origem animal, busca substituir o máximo possível. E isso é perceptível visto o crescimento do mercado que oferece produtos cruelty free e que ganharam espaço nos últimos anos. Na alimentação, além do surgimento de diversos novos negócios, grandes marcas e redes de fast-foods também investiram em opções vegetarianas, por notarem a grande demanda que estava a surgir.
Quem concorda com o fato é Ricardo Laurino, Presidente da SVB, que acrescenta sobre o protagonismo da feira. “A NATURALTECH é muito importante para o setor vegetariano e vegano, pois apresenta novidades e opções para um grande número de pessoas que ainda não têm conhecimento sobre esse mercado em crescimento. Além disso, influencia a visão das empresas sobre o impacto de suas produções na vida das pessoas, no planeta e na relação com os animais. A feira tem a força de apresentar essas novidades para o público em geral e estimular o consumo de produtos naturais e saudáveis”.
Sorry, the comment form is closed at this time.