Produtores orgânicos da Alemanha estão no limite

Lembra-se que a ativista Greta Thumberg foi detida em Lützerath, um vilarejo no oeste da Alemanha contra a destruição do local para extração mineral?Em entrevista à agência alemã Deutsche Welle, o agroprodutor orgânico Bernd Schmitz alerta para sobre os esforços da Alemanha por mais proteção climática, mas também da reviravolta agrícola no país.

Ou seja, não se preocupar apenas com o carvão abaixo do solo, mas também com o que está na superfície.
Na matéria ele comenta: “Como pode ser que produzamos produtos sem sentido para os quais gastamos muita energia e, ao mesmo tempo, a nossa base alimentar é esgotada? E como fazer quando nós, como agricultores, somos obrigados a não emitir carbono, enquanto em Lützerath milhões de toneladas de CO2 serão lançadas na atmosfera?”.

A administrada por Schmitz apareceu pela primeira vez em documentos oficiais em 1850, e já passa pela quinta geração da família. Ela é agora a menor da região, todas as outras propriedades menores desistiram de produzir. A cada dia, seis propriedades agrícolas encerram suas atividades na Alemanha, principalmente por causa da explosão dos custos de produção. Atualmente, há 256 mil delas, mas a tendência é descendente. Para dar uma ideia: em 2005 havia quase 400 mil fazendas na Alemanha.

Panorama da agricultura orgânica
Um em cada oito produtores da Alemanha aposta na agricultura orgânica. Porém, os atuais 35 mil agricultores orgânicos têm sido particularmente afetados pela inflação recorde decorrente da guerra na Ucrânia. Em 2022, pela primeira vez em sua história, o mercado de orgânicos sofreu uma queda no faturamento. Segundo a Associação Alemã de Agricultores, no fim de outubro as vendas caíram 4,1%.

Até 2030, o governo federal quer elevar a participação da agricultura orgânica para 30% da produção nacional. Muitos especialistas consideram esse ambicioso plano uma meta ilusória. Se por um lado há a mudança no comportamento do consumidor, por outro se vê uma transformação lenta das áreas cultivadas e, por fim, a falta de apoio político.

Organicnewsbrasil

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.