Agricultores transformam podas de árvores que seriam descartadas em adubo orgânico no interior de SP
Você sabe para onde são enviados os galhos e podas de árvores removidos pelos órgãos públicos? Em Capão Bonito, interior de São Paulo, eles têm destino certo: em hortas de agricultores familiares.Um grupo de produtores rurais da cidade passou a usar o material, que até então era descartado, para produzir adubo ecológico.
Feita diariamente, apesar de desempenhar um importante papel na melhoria da qualidade ambiental, a arborização gerava grande quantidade de resíduos no município.
“A diversidade das plantas podadas torna o material nutritivo e, ao ser espalhado pela terra, ele protege o solo do impacto das chuvas e do sol intenso. A cobertura, devido ao seu peso, também dificulta o crescimento de plantas invasoras”, explicou o Diretor de Agropecuária, Carmo Contieri.
De acordo com o Departamentos de Agropecuária, Meio Ambiente e Divisão de Limpeza Pública, antes da parceria, os resíduos eram eliminados no aterro sanitário. Agora, os agricultores recebem folhas, galhos e troncos já triturados para utilizar nos plantios.Para adquirir o material basta o interessado precisa fazer um cadastro na Casa do Agricultor, localizada na Rua Péricles de Freitas, na Vila Nova.Gilberto Felício de Almeida foi um dos primeiros agricultores a participar da iniciativa. Produtor de tomates cerejas, ele contou que a utilização do composto orgânico aprimorou a qualidade dos produtos e ajudou no controle de pragas.
“A melhor alternativa de utilização do composto é substituir fertilizantes químicos na agricultura. Quando adicionado ao solo, ele melhora as propriedades físicas e físico-químicas e a atividade biológica deste, podendo recuperar solos degradados ou nutricionalmente desequilibrados”, comentou o diretor de Meio Ambiente, Reinaldo Buiu.
Sorry, the comment form is closed at this time.