Alimentos orgânicos como aliados da saúde mental

A dieta composta de alimentos orgânicos garante mais nutrientes necessários para uma boa saúde do corpo e da mente.

 O grego Hipócrates, considerado o pai da medicina, já dizia há mais de 2.400 anos: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”. Vale lembrar que à sua época não havia nem sombra da possibilidade da existência de alimentos ultraprocessados ou mesmo uso de agrotóxicos na agricultura. A sabedoria desta frase fica mais evidente ainda nos nossos dias, onde estudos mostram que cada vez mais uma alimentação mais distante da natural e orgânica é prejudicial para nosso organismo.
Em um mundo complexo como o nosso, onde somos tentados a consumir alimentos pouco saudáveis ou então a recorrermos a facilidades na cozinha, a fim de ganhar tempo em uma rotina extremamente corrida, soluções fáceis e rápidas são prontamente vendidas. No entanto, o preço a se pagar não pesa somente no bolso. A saúde e o meio ambiente também pagam caro.
O impacto ambiental por conta da poluição de solos e rios com pesticidas, a pouca variedade de frutas, verduras e hortaliças disponibilizadas, devido ao interesse comercial – a batata, um dos alimentos mais consumidos do mundo, possui mais de 4.200 espécies, das quais só consumimos uma ínfima fração –, causando baixo consumo de vitaminas e minerais necessários ao bom funcionamento do organismo, além de outros agravantes, evidenciam a necessidade de recorrermos a uma nutrição mais saudável e natural – solução oferecida pelos alimentos orgânicos.
Apesar de estarem rodeados de mitos e, além disso e talvez por conta disso, serem ainda bastante caros no mercado convencional, as frutas e os vegetais orgânicos se mostram cada vez mais uma alternativa natural e eficiente na busca pela alimentação saudável, causadora de saúde e mais bem-estar. Por não contarem com o uso de agrotóxicos no processo do plantio, carregam mais nutrientes responsáveis pela boa manutenção do corpo e da mente, principalmente.
A saúde mental é uma grande beneficiada com a adoção de uma dieta mais rica em alimentos orgânicos. Para o presidente do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, Rafael Frasson, “todo o transtorno emocional, todas as questões psicológicas, vão estar sempre envolvidas com o corpo. Um problema alimentar ou um problema de saúde qualquer pode ser um fator para desencadear uma depressão”.
Logo, uma dieta composta de melhores nutrientes pode ser fator determinante para uma saúde mental mais equilibrada e satisfatória. Além do mais, o cultivo de orgânicos também é benéfico para o produtor rural. A não exposição a agentes agrícolas agressivos soma qualidade de vida para ele e para toda sua família.
É cada vez mais evidente que uma aproximação com a natureza é um chamamento para que nos voltemos àquilo que nos faz ser o que somos. Nosso corpo é matéria orgânica que precisa de ar, água e alimentos de qualidade! Somente essa combinação é capaz de nos devolver o estado ótimo de saúde a que somos compelidos a querer ter. Nutrir nosso organismo com alimentos orgânicos e cuidar de nossa mente com ciência, através do auxílio da psicologia, por exemplo, é a chave para uma vida mais completa e repleta de bons sentimentos.

organicsnewsbrasil

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.