Projeto doa equipamentos para a criação de hortas em escolas públicas
Uma iniciativa de professores, alunos e funcionários do Campus Luiz de Queiroz, da USP em Piracicaba, São Paulo, tem auxiliado escolas públicas da região a trabalhar a educação ambiental nos primeiros anos escolares. O projeto Hortas Infantis começou a enviar, na primeira quinzena de setembro, equipamentos para a instalação de hortas a serem utilizadas pela comunidade escolar e seu entorno.
Desde o primeiro semestre deste ano, a equipe da Esalq esteve envolvida na confecção de kits de marcenaria e produção de cantoneiras de concreto. Esse material resultou em kits recicláveis, replicáveis e padronizados para montagem de canteiros, pergolados, composteiras, banquinhos e mesas a partir de madeiras reaproveitadas e recicláveis coletadas pelos serviços de limpeza municipais e do campus da USP em Piracicaba.
Além dos materiais, a iniciativa também fornece uma cartilha com todo o passo a passo para a produção de legumes, frutas e mudas de plantas perenes como árvores, arbustos e plantas ornamentais. O time também elaborou protocolos padronizados para a criação e preparação de substratos para uso em canteiros, vasos e tubetes para produzir mudas.
Os materiais produzidos pela equipe auxiliam na escolha sobre o que plantar em cada estação do ano, com sugestões de plantios feitos em consórcio (onde uma planta beneficia da outra). Além disso, o projeto criou um portal de informação para disponibilização das experiências conduzidas pelas crianças.
“Essa iniciativa nasceu com o objetivo de promover a disseminação de hortas gerenciadas por funcionários e pais de crianças atendidas pelas unidades municipais de educação infantil no município de Piracicaba”, conta o professor Luiz Carlos Estraviz Rodriguez, do Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), um dos líderes do projeto.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
A proposta procura contribuir com vários dos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, dentre os quais destacam-se: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Água Potável e Saneamento; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Paz, Justiça e Instituições Eficazes; e Parcerias e Meios de Implementação.
Sorry, the comment form is closed at this time.