Projeto Sementes quer levar hortas agroecológicas para escolas do Brasil

Colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, é um dos recursos que o Projeto Sementes usa para ensinar alunos e alunas de diferentes regiões do Brasil sobre a importância de uma alimentação saudável, o respeito e conexão com a natureza. Capacitando educadores e ajudando na implementação de hortas nas escolas, o projeto quer ajudar a construir um futuro melhor para as próximas gerações, usando a agroecologia como ponto de partida.

O projeto começou na Escola Municipal Des. Amorim Lima, em São Paulo, e vem ampliando sua atuação para mais escolas, levando o potencial pedagógico das hortas para mais educadores e estudantes por meio de materiais didáticos 100% gratuitos.

No site do projeto, os educadores têm acesso ao Manual da Horta Escolar, com o passo a passo para a implantação de uma horta escolar em diferentes contextos, e ao Caderno de Apoio aos Educadores, que traz a base teórica necessária para que os educadores se sintam seguros para trazer os temas para os estudantes, além de diversas atividades. O projeto disponibiliza também vídeo-aulas temáticas para toda a rede pública, que trabalham temas como horta, alimentação, compostagem e resíduos, e compreensão do sistema alimentar.

O objetivo é justamente democratizar o acesso ao conhecimento sobre agroecologia, resgatando nas comunidades escolares esta conexão com a natureza e seus ciclos, estimulando também o debate sobre sustentabilidade e educação alimentar.

O projeto piloto funciona na EMEF Des. Amorim desde julho de 2020 e já impactou 760 crianças e jovens. A experiência de revitalização da horta já existente da escola deu origem aos materiais desenvolvidos pelo projeto e contou com a co-criação de atividades entre a comunidade educadora da escola e especialistas em agroecologia.

Hoje, o projeto trabalha na construção da “Sala da Horta”, um espaço desenhado para ser uma cozinha pedagógica experimental e um local de atividades no meio da horta, que pode ser usado como modelo para todos os tipos de escolas.

Parcerias e propósito

O Projeto Sementes tem o apoio da Mãe Terra, marca de alimentos naturais e orgânicos, do Instituto Pé de Feijão, negócio de impacto social que tem como objetivo transformar a relação das pessoas com a comida e do Instituto Mar Bravo, iniciativa de investimento social privado que tem como eixo o desenvolvimento de ações de educação.

“O Projeto Sementes vai além da horta, despertando a curiosidade das crianças sobre como o alimento é produzido e esse carinho e cuidado pela natureza”, afirma Isis Bialoskorski, gerente de marketing de Mãe Terra.

O projeto faz parte da plataforma de impacto social da marca, que tem como princípio a valorização dos alimentos com ingredientes naturais e orgânicos. “Acreditamos que a mudança começa pelo nosso prato. Por isso, queremos plantar uma semente positiva nas nossas crianças para que tenham um futuro mais saudável e sustentável, criando uma relação de afeto e sabedoria com os alimentos”, finaliza Isis.

As escolas e educadores que queiram implementar uma horta agroecológica e receber o material de apoio, devem preencher um formulário no site do projeto.

“Acreditamos no potencial do Projeto Sementes e em como ele pode ser utilizado como um espaço pedagógico e multidisciplinar que amplia os limites da sala de aula e leva estudante e educador para um lugar mais criativo e com mais possibilidades. Nosso objetivo é expandir o projeto para outras escolas e, depois, espalhar essas sementes para escolas de outros estados do Brasil”, afirma Luiza Haddad, empreendedora do Pé de Feijão.

Ciclovivo

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.