Indiano ensina a cultivar batatas em torres com folhas secas

A população está se concentrando em centros urbanos, onde o espaço é escasso e cada vez mais disputado. Ao mesmo tempo que os quintais e terrenos diminuem, existe uma tendência de se voltar ao antigo – e saudável – hábito de cultivar alimentos em casa.

Janelas e varandas podem ser bem aproveitadas para cultivos específicos. E, para quem quer plantar batata e outros tubérculos, uma opção é o plantio em torres que aproveitam folhas secas e matéria orgânica.

Com o método ensinado pelo agricultor indiano CV Varghese, é possível colher batatas em abundância e sem a necessidade de grandes áreas.

Entre a matéria orgânica usada por Varghese estão esterco seco e fertilizantes naturais, como o produzido por diferentes métodos de compostagem.

A técnica é chamada de torre de malha vertical. Veja abaixo o passo a passo para este cultivo!

Fazendo a torre

Etapa 1: Compre uma cerca de metal com cerca de 1,5 metro de altura e aberturas de aproximadamente 5 cm.

Passo 2: Corte um pedaço de 1,5 metro de largura para fazer cada torre. Cada torre vai usar um quadrado de cerca e, se quiser, pode pintar cada um deles.

Etapa 3: Enrole a cerca para formar um círculo e amarre as extremidades com pedaços de arame ou lacres resistentes.

Camadas da torre

Antes de começar a adicionar os elementos para o plantio, como as folhas secas, corte um tubo de PVC de 2cm de diâmetros e 1,5 metro de comprimento. Faça furos neste cano com um espaçamento de 8cm entre eles para liberar água. Coloque-o dentro da torre então comece a montar as camadas para o plantio.

Etapa 4: adicione 10 ou 12 cm de feno seco. Esta camada impedirá que a mistura de envasamento escorra para baixo.

Etapa 5: Em seguida, adicione 50 cm de folhas secas. Use uma vara longa ou um cano para enfiar as folhas e acomodar esta camada.

Etapa 6: adicione uma camada de esterco de vaca úmido ou de outro tipo de adubo ou composto orgânico.

Etapa 7: coloque uma camada de terra, que pode estar misturada com um pouco de adubo ou composto orgânico, mas desde que a mistura esteja seca.

Etapa 8: Coloque algumas mudas de batatas germinadas, em espaços uniformes, em ordem circular.

Etapa 9: Adicione a mistura seca com terra novamente para cobrir as batatas.

Etapa 10: Repita o processo adicionando mais camadas de folhas secas, esterco de vaca ou composto orgânico, mistura seca e brotos de batata, respeitando esta ordem.

Manutenção da torre de batatas

Em novembro de 2020, Varghese plantou batatas e mais alguns vegetais em 10 torres. “Em algumas torres plantei batata na parte inferior e tomate ou pimenta na parte superior”, diz, acrescentando que isso não afetou o crescimento das plantas nem da produção.

Depois de plantar os brotos, Varghese regava-os regularmente, mas sem encharcar. Em um mês, as folhas começaram a crescer fora da torre de malha e ele acrescentou fertilizantes orgânicos para reabastecer a mistura de envasamento.

No final de janeiro, os vegetais estavam prontos para a colheita. Embora Varghese não tenha calculado quantos quilos ele cultivou, ele diz que das 10 torres ele conseguiu cultivar 120 batatas.

O filho de 28 anos de Varghese, Akhil Varghese diz que havia tantos vegetais que eles não podiam consumir todos sozinhos. “Depois de pegar o que precisávamos, compartilhamos o resto com nossos vizinhos”, diz Akhil.

CicloVivo

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.