Hortas urbanas ressignificam espaços da cidade e transformam vidas em Curitiba
Uma cidade mais inteligente traz soluções para melhorar a qualidade de vida do cidadão, em todas as áreas. Com o Programa de Hortas Urbanas Comunitárias, Curitiba está fazendo brotar pontos verdes em lugares que estavam vazios ou abandonados, cheios de mato e acumulando lixo em vários bairros da capital.
Agora, estes espaços são utilizados para contribuir com a alimentação mais saudável, gerar trabalho e convívio social para moradores da região e resgatar o contato com a natureza, bem no meio da cidade.
A ideia, simples e eficiente, de ocupar de forma produtiva os vazios urbanos da capital é uma iniciativa desenvolvida pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) .
Cada horta movimenta a comunidade ao seu redor com a oportunidade de trabalho para novos agricultores urbanos, que se dedicam à produção dos legumes e verduras e também consomem os alimentos orgânicos com suas famílias. Muitos deles, descobrem novos sabores entre as plantas cultivadas.
Os excedentes da produção também se tornam opção de renda com a venda. Há parcerias nas hortas com alguns chefes de restaurantes de Curitiba, que produtos mais frescos levando mais sabor e qualidade aos seus pratos. E assim beneficiam um número ainda maior de pessoas em toda a capital.
Verde e vida espalhados por Curitiba
Ao todo são 28 hortas urbanas atualmente em atividade em Curitiba. A mais recente é a Horta Comunitária Visitação, inaugurada em agosto, no Boqueirão. Além desta, já existem hortas comunitárias nos bairros Cajuru, Rebouças, Sítio Cercado, Tatuquara, Campo do Santana e Cidade Industrial. Todas elas já impactam de forma positiva cerca de mil famílias e aproximadamente 7 mil pessoas, entre agricultores, familiares e pessoas que ganham ou adquirem os alimentos cultivados.
E não são só belos e apetitosos verduras e legumes que são plantados nas hortas comunitárias de Curitiba. Lá dentro nascem também relações de amizade, que devolvem a alegria de viver a muitas pessoas. O convívio social resgata o espírito de coletividade e cidadania entre os trabalhadores, que se tornam uma única e grande família.
Além disso, o contato com a terra tem efeito terapêutico e resgata a interação com a natureza, perdida nos grandes centros urbanos. Acostumadas ao confinamento em prédios e a se locomover somente sobre o asfalto, com concreto por todos lados, as pessoas por vezes passam a vida inteira sem se conectar com o verde, sentir a terra e entender nossa ligação profunda com o alimento que brota dela.
Ter tudo isso dentro da cidade, ao alcance de todos os curitibanos, é um privilégio para crianças, adultos e idosos. As hortas são verdadeiros oásis em meio às construções e o ritmo frenético da cidade. São fonte de alimento, saúde e vida na nossa Curitiba.
Fazenda Urbana
Após o sucesso das dezenas de hortas espalhadas pela cidade, o próximo passo da capital é a inauguração da primeira Fazenda Urbana. Com entrega prevista para fevereiro de 2020 no Cajuru, o projeto inédito no Brasil amplia as ações realizadas nas hortas comunitárias e já está a todo vapor.
Em uma área de 4.435m², ao lado do Mercado Regional do Cajuru, a Fazenda está sendo construída para funcionar com o que há de mais moderno em modelos de plantio. Vai contar com o uso de energias renováveis – eólica e solar -, além de sistema reaproveitamento da água da chuva para irrigação e bioenergia. É a união perfeita entre tecnologia e inovação para a produção de alimentos dentro de um centro urbano.
As primeiras mudas da Fazenda Urbana começaram a ser plantadas no mês de julho e os trabalhos continuam para a implantação de outras atividades que vão ser desenvolvidas dentro do complexo produtivo. A Fazenda vai ter estufas, hortas comunitárias e composteiras, Jardins de Mel – com abelhas nativas sem ferrão -, criação de pequenos animais, restaurante escola e banco de alimentos, além de infraestrutura para eventos e treinamentos.
Após a colheita do primeiro plantio, serão introduzidos canteiros de panc’s (plantas alimentícias não convencionais) e também canteiros demonstrativos com o uso de diversos materiais recicláveis, como garrafas pet, telhas, madeiras e pallets.
Curitiba inteligente e cada vez melhor
Sustentabilidade, comida saudável saborosa, orgânica e de qualidade, trabalho, renda, convívio social, terapia, reconexão com a natureza.
A lista de benefícios da integração da agricultura ao espaço urbano por meio do Programa de Hortas Urbanas Comunitárias e a implantação da Fazenda Urbana em Curitiba é longa e preciosa.
São benefícios inestimáveis para uma cidade que respira inovação em todas as áreas e promove sempre o bem maior para melhorar a vida de cada curitibano. É a inteligência que tem valor de fato: aquela aplicada no nosso dia a dia.
Sorry, the comment form is closed at this time.