Consumo de produtos orgânicos cresce e já alcança 19% dos brasileiros

Preço e dificuldades em encontrar produtos orgânicos ainda é um obstáculo para o consumidor, revela pesquisa.

O consumo mensal de produtos orgânicos no país cresceu quatro pontos percentuais nos últimos dois anos, para 19% em 2019, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 04 de setembro, pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável – Organis.

“Constatamos que 1 em cada 5 brasileiros consome algum produto orgânico, com frequência média de três vezes por semana, em especial hortifrutis. Há muitas oportunidades de crescimento, pois a pesquisa aferiu que 88% estão dispostos a comprar orgânico”, explica Ming Liu, diretor do Organis.

Crescimento

A pesquisa aponta que os produtos do segmento mais procurados pelos brasileiros foram as frutas (25%), seguidas pelas verduras (24%) e a alface orgânica (21%). No entanto, se engana quem pensa que somente o consumo de alimentos orgânicos estão em alta no país. O estudo da Organis mostra que itens de higiene pessoal, cosméticos e vestuários estão entre os produtos orgânicos não alimentícios mais citados pelos brasileiros.

Quando analisado os últimos seis meses, o relatório revela que 35% da população consumiu algum produto orgânico e que 67% estão dispostos a aumentar a compra deste produto. A região Sul do Brasil concentra o maior percentual de consumo, com 48%, seguido pelo Sudeste, com 42%.

Para Marcos Kathalian, sócio dirigente da Brain, a pesquisa realça a importância do produtor disponibilizar produtos do segmento orgânico para a população. “Uma penetração de praticamente 20% de consumidores orgânicos no Brasil já é algo significativo e que o produtor deve olhar para ter a percepção que já existem consumidores com essa orientação e em busca destes produtos. Se você não atendê-lo, outro ofertante irá fazê-lo”.

O dirigente lembra que as recentes liberações de pesticidas agrícolas pelo governo federal impulsionou a atenção dos brasileiros sobre os alimentos consumidos. “A grande liberação de agrotóxicos não era tão explicitada pela mídia antes. A gente já está percebendo que aumentou a preocupação do brasileiro com a origem e com o tipo de produto que ele está consumindo. O aumento da liberação de agrotóxicos elevou essa inquietação entre os consumidores e ele, naturalmente, começou a olhar mais para o orgânico por entender ser uma opção mais saudável”, pontua Kathalian.

Preço

No entanto, o preço dos produtos orgânicos ainda pesa na decisão de compra para 75% dos entrevistados. Em contrapartida, a pesquisa mostra também que, para 48% dos que consomem, essa diferença é justificada. “O que nos anima é perceber que uma parcela significativa dos brasileiros já reconhece o valor agregado dos produtos orgânicos, pois tanto os que consomem como os que não consomem esse tipo de produto entendem que os custos de produção mais elevados justificam o maior preço dos orgânicos”, explica Cobi Cruz, diretor do Organis. Segundo ele a pesquisa permite concluir que, na medida em que a renda do brasileiro aumentar, o tamanho do mercado de orgânicos também vai crescer. “Há motivação e disposição para o consumo”, diz .

Além do preço, a distribuição dos produtos orgânicos ainda é um dos principais desafios para o setor. “O orgânico não vai conseguir abastecer o mundo. Temos que trabalhar aquela parcela da população mundial que está cada vez mais consciente em relação a saúde, segurança e meio ambiente para que esta parte tenha opção e consiga achar esses produtos”, conclui Liu.

DBO

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