Investir em tecnologia fará agricultura orgânica crescer, dizem especialistas
Potência mundial do agronegócio, o Brasil pode ser um viveiro de tecnologias e de modelos agroecológicos, que tornem economicamente viável a produção orgânica de alimentos e fibras no país.
Essa é uma das principais conclusões de especialistas, produtores rurais e empreendedores sociais no “Diálogos Transformadores”, que na terça-feira (27)debateu o tema “Nova Agricultura: Uma Produção Sustentável de Alimentos e Fibras”. O encontro foi realizado pela Folha, em parceria com a Ashoka.
“Tivemos décadas de muito investimento na pesquisa dentro da lógica da Revolução Verde”, afirmou Rogério Pereira Dias, coordenador de agroecologia e produção orgânica do Ministério da Agricultura, referindo-se ao processo de modernização agrícola destinado a aumentar a produtividade das colheitas com maquinários, transgênicos e insumos químicos.
“Se tivermos o mesmo valor e empenho colocado para desenvolver tecnologia no campo na visão da agricultura orgânica, de base agroecológica, podemos dar saltos enormes.”
Segundo dados atualizados da pasta, a área de produção de orgânicos no Brasil é de 1,1 milhão de hectares, quase o dobro do que havia em 2013.
Sorry, the comment form is closed at this time.