Evento na Marina da Glória, Rio, promove economia verde e orgânicos
Entre esta quinta-feira (2) e o sábado (4), a Marina da Glória, na Zona Sul do Rio, recebe a 5ª edição do Green Rio, evento que reúne representantes da economia verde e do setor orgânico. Além de uma feira com exposição de produtos, serviços, projetos e iniciativas na área de produção sustentável e bioeconomia, a programação oferece uma série de palestras. A entrada é gratuita.
O Green Rio teve sua primeira edição em 2012 dentro da Rio +20. Em quatro anos, ele se firmou como plataforma de negócios sustentáveis que reúne expositores, palestrantes e representantes da economia verde e do setor orgânico.
Nesta edição, a feira do evento contará com mais de 50 expositores comprometidos com alimentação e produção sustentável e bioeconomia. Entre os principais destaques estão os produtos orgânicos, que terão um espaço exclusivo, o Rio Orgânico, que vai promover a Semana do Alimento Orgânico durante o evento.
Outro destaque é o projeto “Cosméticos de Base Florestal da Amazônia”, do qual fazem parte sete estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Conferência Green Rio
Palestrantes nacionais e internacionais falarão sobre a relação da bioeconomia com a biodiversidade, do cenário global pós COP 21, de alimentação saudável e sustentável dentro e fora das escolas, além de cosméticos amazônicos. Para conferir as palestras o visitante precisa fazer inscrição prévia pela internet ou no próprio local do evento.
Alimentação Escolar Saudável
Nesta 5ª edição do Green Rio acontecerá a entrega do prêmio Alimentação Escolar Saudável. Lançado em 2015, o projeto tem como objetivo contribuir para a saúde de crianças e jovens nos municípios do Rio de Janeiro por meio da promoção do desenvolvimento local e regional e da alimentação escolar saudável.
Participaram ativamente do projeto 5 municípios com 91 escolas, 400 merendeiras e 30.271 alunos desde a creche até o ensino fundamental. Como resultado, o projeto viabilizou a redução de mais de 11 toneladas de gorduras, sal, açúcar e produtos processados/ultraprocessados que foram substituídos com o aumento de 18 toneladas de frutas, vegetais e produtos in natura.
Além do ganho em saúde dos alunos, o projeto teve impacto na economia, beneficiando os pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas. As compras de fornecedores locais, que representavam 56,9% do total antes do projeto, saltaram para 76,8%, o que representa um incremento de mais de R$ 1 milhão no volume negociado.
Serviço
O quê: Green Rio 2016
Quando: de 2 a 4 de junho (quinta a sábado), das 10hs às 17h30
Onde: Marina da Glória – Av. Infante Dom Henrique S/N, Glória
Quanto: Entrada franca
Mais informações
Sorry, the comment form is closed at this time.