Orgânicos, Biodinâmicos e Veganos: o futuro dos vinhos chegou

A sustentabilidade agroecológica está cada vez mais presente nos vinhedos do mundo inteiro, graças a viticultores que, ano após ano, percebem as mudanças climáticas e consumidores que buscam maior bem-estar à mesa.

Hoje é fácil encontra vinhos orgânicos, biodinâmicos ou veganos – e muitas vezes o mesmo rótulo reúne as três características. Para presentear neste Dia das Mães selecionamos vinhos sustentáveis trazidos ao Brasil pela importadora Porto a Porto. Confira o que os três termos significam e as nossas dicas. Tim-Tim!

Vinhos orgânicos: são elaborados a partir de uvas cultivadas sem o uso de agrotóxicos no vinhedo, nem produtos químicos na vinícola. Um exemplo é o espetacular Labastide Dauzac Margaux, vinho tinto elaborado em Bordeaux, na França, com as uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. O Château Dauzac é um Grand Cru Classé Margaux desde 1855. Seus vinhos são reconhecidos mundialmente pela excelência e personalidade.

Vinhos biodinâmicos: além de serem orgânicos, o manejo dos vinhedos (adubação, poda e colheita) é feito de acordo com o movimento da lua e dos planetas. Um exemplo é o Dinâmica Branco, elaborado na Bairrada (Portugal), pela renomada enóloga Filipa Pato. Filipa prioriza a máxima expressão do terroir respeitando a biodiversidade presente no vinhedo. Alguns de seus vinhos receberam altas pontuações do renomado crítico Robert Parker.

Vinhos veganos: não utilizam absolutamente nada de origem animal em nenhuma fase da produção. Os processos de clarificação e filtragem, que tornam a bebida límpida, geralmente são feitos por proteínas de origem animal; nos vinhos veganos, isso é realizado com proteínas vegetais. Exemplos de veganos são o Pouca Roupa branco, produzido no Alentejo (Portugal) pelo renomado enólogo João Portugal Ramos, o 99 Rosas tinto da vinícola espanhola Dominio de Punctum e o Mil Histórias Bobal, da espanhola Altolandon, projeto incrível do casal Rosalia Molina e Manolo Garrote na Denominação de Origem Manchuela.

G1

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.