Agricultura urbana é tema de programação gratuita em SP
Desde o último sábado (25), o Sesc São Paulo está realizando diversas atividades com foco em educação para cidadania, como parte do projeto Territórios do Comum. A programação reúne mais de 70 ações que potencializam experiências culturais, socioambientais e arranjos econômicos mais justos, e com acessibilidade.
Entre os destaques, acontece no Sesc Itaquera, nos dias 31 de março e 1 de abril, um passeio ao Mutirão na Horta Comunitária, mantido pela instituição Serviço Social Batuíra, em Poá (SP), município vizinho à unidade. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de conhecer a relação comunitária que envolve a colheita, o manejo da terra e o plantio.
Já o Sesc Osasco oferece um curso, nos dias 29 e 31 de março e 1 de abril, chamado Soluções Tecnológicas de Baixo Custo para uma Vida Mais Saudável, ministrado na Horta Modelo da cidade, no qual os participantes aprenderão a construir um sistema autônomo de irrigação movido a energia solar.
Em ambos casos, as inscrições são online. Confira a programação completa do Territórios do Comum.
Seminário na USP
Paralelamente aos eventos do Sesc, na próxima quinta-feira (30), a Cátedra Josué de Castro, espaço interdisciplinar da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, realiza em parceria com o Instituto Escolhas o seminário “Como a agricultura urbana pode contribuir para a promoção de ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis?”.
O objetivo do encontro é apresentar e discutir desafios e oportunidades para a produção e o cultivo de alimentos em centros urbanos e regiões metropolitanas e apontar caminhos para a implementação de políticas públicas dentro de tal temática.
Programação
- 14:00 | Boas-vindas e introdução
Ricardo Abramovay – Cátedra Josué de Castro - 14:10 | Apresentação – O potencial da agricultura urbana em números
Jaqueline Ferreira – Instituto Escolhas - 14:40 | Debate – A agricultura urbana como estratégia da administração pública para desenvolvimento de ambientes alimentares saudáveis: ações nos âmbitos nacional e subnacional
Milton Fornazieri – Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
Patrícia Gentil – Ministério do Desenvolvimento Social
Mayra Barata – NUPENS/USP e Cátedra Josué de Castro - 15:25 | Perguntas e Respostas
- 15:55 | Encerramento
- Mediação: Ana Paula Bortoletto – Cátedra Josué de Castro
Data: 30 de março, quinta-feira
Horário: 14h
Local: Auditório João Yunes – Prédio da Biblioteca. Avenida Dr. Arnaldo, 715 (USP)
Sorry, the comment form is closed at this time.