UE adota limites rigorosos contra resíduos de agrotóxicos para proteger polinizadores

Na semana passada (2/2), a Comissão Europeia adotou regras que reduzem os limites permitidos para a presença em alimentos de 2 agrotóxicos que provocam a redução de colônias de abelhas. A decisão também vale para produtos importados. O Brasil utiliza esses agrotóxicos.

Segundo comunicado, “avaliações da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos ( EFSA ) mostraram que os dois produtos químicos, pertencentes ao grupo dos pesticidas neonicotinóides, clotianidina e tiametoxam , representam um alto risco para as abelhas e contribuem para o declínio global de polinizadores. Por esse motivo, seu uso externo já foi proibido na UE em 2018.

As novas regras reduzirão os LMRs existentes para essas substâncias ao nível mais baixo que pode ser medido com as tecnologias mais recentes.”

A Comissária responsável pela Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides , afirmou: «No que diz respeito à utilização e risco de pesticidas, sempre fomos claros quanto ao nosso compromisso de proteger a saúde dos nossos cidadãos e do ambiente.

As ações de hoje, também afetando alimentos importados, baseiam-se em nossa decisão em 2018 de proibir o uso externo desses dois neonicotinóides na UE, pois, pela primeira vez, os níveis máximos de resíduos de pesticidas serão reduzidos para combater o declínio de polinizadores e proteger nosso meio ambiente.

Continuamos firmes em nosso compromisso com as ambições da estratégia Farm to Fork de avançar em direção a sistemas alimentares sustentáveis ​​e proteger os polinizadores”.

Leia o comunicado – https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/mex_23_543

organicsnewsbrasil