Comer mais frutas e vegetais reduz estresse

Manter uma dieta rica em frutas e vegetais está associada a menos estresse, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade Edith Cowan (ECU), na Austrália.

O estudo examinou a ligação entre a ingestão de frutas e vegetais e os níveis de estresse de mais de 8.600 australianos com idades entre 25 e 91. Todos são participantes do Estudo Australiano de Diabetes, Obesidade e Estilo de Vida (AusDiab) do Baker Heart and Diabetes Institute.

As descobertas revelaram que pessoas que comeram pelo menos 470 gramas de frutas e vegetais diariamente tiveram níveis de estresse 10% mais baixos do que aqueles que consumiram menos de 230 gramas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

A principal pesquisadora (e candidata a doutorado) Simone Radavelli-Bagatini, do Instituto de Pesquisa em Nutrição da ECU, afirma que o estudo fortalece a ligação entre a dieta saudável e o bem-estar mental. “Descobrimos que as pessoas que ingerem mais frutas e vegetais ficam menos estressadas do que aquelas que ingerem menos, o que sugere que a dieta desempenha um papel fundamental no bem-estar mental”, diz.

Um problema crescente

As condições de saúde mental são um problema crescente na Austrália e em todo o mundo. Cerca de um em cada dois australianos terá um problema de saúde mental durante a vida. Globalmente, aproximadamente 1 em cada 10 pessoas vive com um transtorno de saúde mental.

De acordo com Simone, algum estresse é considerado normal, mas a exposição a longo prazo pode afetar significativamente a saúde mental.

“O estresse de longo prazo e não gerenciado pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, depressão e ansiedade, então precisamos encontrar maneiras de prevenir e possivelmente aliviar os problemas de saúde mental no futuro”, explica a pesquisadora.

Os benefícios de uma dieta saudável são bem conhecidos, mas apenas 1 em cada 2 australianos comem as duas porções de frutas recomendadas por dia e menos de 1 em cada 10 comem as cinco porções de vegetais recomendadas por dia.

“Estudos anteriores mostraram a ligação entre o consumo de frutas e vegetais e o estresse em adultos jovens, mas esta é a primeira vez que vemos resultados semelhantes em adultos de todas as idades”, afirma.

Estresse oxidativo

Embora os mecanismos por trás de como o consumo de frutas e vegetais influenciam o estresse ainda não estejam claros, a pesquisadora afirma que os nutrientes essenciais podem ser um fator. “Vegetais e frutas contêm nutrientes importantes como vitaminas, minerais, flavonóides e carotenóides que podem reduzir a inflamação e o estresse oxidativo e, portanto, melhorar o bem-estar mental”.

Simone ressalta que a “inflamação e o estresse oxidativo no corpo são fatores reconhecidos que podem levar ao aumento do estresse, ansiedade e diminuição do humor”. O próximo passo é identificar quais frutas e vegetais fornecem mais benefícios para a saúde mental.

As descobertas até agora incentivam a mais estudos, aliás, a própria pesquisa integra o Instituto de Pesquisa em Nutrição da Universidade que visa investigar como a nutrição pode ajudar a prevenir e tratar condições crônicas de saúde.

O estudo “Fruit and vegetable intake is inversely associated with perceived stress across the adult lifespan” foi publicado no jornal Clinical Nutrition.

CicloVivo

Sorry, the comment form is closed at this time.