Hortas sustentáveis podem ser cultivadas em pequenos ambientes

Bambus, madeiras, cordas e barbantes, aquário, dispostos em projetos verticais. Estes elementos demonstram um pouco do visual diferenciado adotado pelos acadêmicos do 2º período do curso de Agronomia da Faculdade Mater Dei, para confeccionar a atividade que encerrou este semestre letivo.

Um total de cinco hortas sustentáveis estiveram em exposição no hall de convivência da IES, demonstrando que com técnica e criatividade se pode cultivar espécies que precisamos todos os dias, como alface, tomate e temperinhos frescos de modo geral.

Tratam-se de trabalhos na disciplina de Fundamentos da Sustentabilidade Sócio-Econômico e Ambiental, ofertada pela professora e doutora em Agronomia, Mariana Faber Flores, que envolveu as três turmas de Agronomia atualmente no segundo período do curso.

A atividade da horta sustentável foi proposta durante todo o segundo semestre do ano, conforme plano de ensino da disciplina. Divididos em grupos, primeiro os acadêmicos se aprofundaram na parte teórica e tiveram que apresentar à professora o projeto em sala, explanando que tipo de material pretendiam utilizar, se seria viável, entre outros quesitos como beleza, criatividade e a facilidade de a horta ser reproduzida novamente, em especial em pequenos espaços.

“Como a disciplina é de Sustentabilidade Ambiental, a ideia era criar algo sustentável, orgânico, ou seja, que não utilizasse nenhum tipo de agroquímico e, além disso, queríamos dar a ideia para as pessoas de executar em espaços limitados, como uma casa pequena ou ainda, quem mora em apartamento e gostaria de ter uma horta em apenas uma sacada, por exemplo. Além da sustentabilidade do sistema, queríamos uma horta prática para ser reproduzida”, enfatizou Mariana.

Das três turmas de Agronomia nasceram cinco hortas, devido ao quanto o projeto aguçou a criatividade e fez surgir novas ideias. O custo para realizar os projetos variou de R$ 50 a R$ 300, e o primordial foi respeitar o meio ambiente. No Laboratório de Solos da Mater Dei, eles dedicaram as aulas de três semanas de práticas para plantar e cultivar.

Diário do Sudoeste

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.